terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Um pequeno resumo sobre XML.

Falando um pouco do assunto.
Muitas pessoas hoje em dia se interessam sobre os assuntos tecnológicos, principalmente envolvendo a internet. Dentre estes assuntos, temos o XML, do qual vou falar um pouco, apenas o básico. Afinal, o que é XML?



Definição

XML significa eXtensive Mark-up Language, Linguagem de Marcação Extensa (literalmente traduzido), do qual é muito parecida com o HTML, mas a diferença está nas Tags, das quais você que define quais tags usar, até mesmo criando suas próprias Tags. Na verdade, o XML não faz nada. Sim, nadinha. Sua função é apenas estruturar , armazenar e transportar as informações já contidas no arquivo, pois sua função principal é transportar informação, e não "mostrar", como no HTML.Entretanto, o XML não serve apenas para páginas da Web. Ele também é usado para o seguinte:

-Identificação de informações
-Armazenamento de informações
-Estrutura de informações
-Publicação
-Sistema de mensagens e transporte de dados
-Serviços da Web


 Aqui vai um exemplo, até se parece uma carta escrita em HTML.


<nota>
<para>Maria</para>
<de>João</de>
<cabeçalho>Lembre-se</cabeçalho>
<corpo>Não se esqueça de mim nesse fim de semana!</corpo>
</nota>

Com XML, você inventa suas próprias Tags.

As Tags como no exemplo anterior não são definidas em nenhum padrão XML. Essas Tags são  "inventadas" pelo autor do documento XML, e isso acontece porque o arquivo não tem tags predefinidas como no HTML. Documentos HTML só podem usar as tags padrão (como <p>, <h1>, etc.).
O arquivo XML permite que o próprio autor definas suas tags na estruturação do documento.

XML não é um substituto do HTML.

XML é apenas um complemento para o HTML. Na maioria dos sites da Web, o XML é usado para transportar a informação enquanto o HTML mostra a informação. Além do mais, o XML é muito importante para a internet, sendo a ferramenta mais comum de transmissão de dados em todos os tipos de aplicativos.


0 Coments:

Postar um comentário

Por favor nos deixe aqui seu comentário. Mas um aviso: Cuidado com o que fala. :)