sábado, 11 de fevereiro de 2012

Internet e Intranet.

Sabe a diferença entre estes dois tipos de conexão? Não? Aqui vai um pequeno resumo sobre os dois conceitos, mostrando as diferenças e como funcionam.




Internet

Primeiro, temos de saber de onde surgiu a internet. Você sabia que foi criada na Guerra fria? Não faz muito tempo, foi criada entre 1960 e 1970. O Estados Unidos queria criar um certo tipo de conexão entre os computadores, para se comunicarem entre si, para trocarem informações sobre assuntos militares.. Seria uma tecnologia de resistência. Foi assim que surgiu então a ARPANET, o antecessor da Internet.Assim como o Facebook, o projeto da internet era coligar universidades para que fosse possível uma transmissão de dados de forma mais eficaz, rápida e segura.

Definição de internet:
A definição de internet é um conglomerado de redes locais espalhadas pelo mundo, o que torna possível e interligação entre os computadores utilizando o protocolo de internet. A internet é uma das melhores formas de pesquisa hoje encontrada, de fácil acesso e capacidade de assimilação do que é buscado.

Para que serve:
A internet serve como um dos principais meios de comunicação inventados pelo homem. A capacidade de transmitir dados à longa distância faz com que a internet tenha milhões de adeptos diários. Com a internet se pode transmitir texto, fotos, vídeos, fazer ligações por voz ou vídeo com pessoas do outro lado do mundo instantaneamente.

E a Intranet?


A principal diferença entre internet e intranet  é que a intranet é restrita a um certo público. Há restrição de acesso, por exemplo, por uma empresa, ou seja, todos os colaboradores da empresa podem acessar a intranet com um nome de usuário e senha devidamente especificados pela coordenação da empresa.

Geralmente o acesso a intranet é feito em um servidor local em uma rede local chamada de LAN sigla da língua inglesa que significa Local Area Network (rede de acesso local) instalada na própria empresa.

Definição de intranet:
A intranet é um espaço restrito a determinado público utilizado para compartilhamento de informações restritas. Geralmente utilizado em servidores locais instalados na empresa.

Bom, aqui foi o pequeno resumo sobre o conteúdo, espero ter ajudado. Só mais uma nota: Antes de existir a internet, a intranet que dominada, ou seja, era limitada para algumas pessoas. Até mais.

Fonte: http://www.oficinadanet.com.br

0 Coments:

Postar um comentário

Por favor nos deixe aqui seu comentário. Mas um aviso: Cuidado com o que fala. :)