sexta-feira, 25 de maio de 2012

Pessoas que ouvem música alta tendem a fumar mais maconha


A ciência adora deixar seus pais preocupados. Primeiro confirma o discurso básico: música alta pode prejudicar a audição. Depois vem com uma história de que usar fones de ouvido pode matar, por conta da distração. E agora mais essa: quem ouve música alta, num mp3 player, tende a fumar mais maconha.
Pesquisadores da Universidade Erasmus MC, da Holanda, entrevistaram 944 estudantes, entre 15 e 25 anos. Eles queriam saber quanto tempo os jovens passavam escutando música alta no mp3 player ou na balada. E separaram os voluntários em dois grupos: quem ouvia música em níveis arriscados (acima de 89 decibéis – tão alto quanto o barulho de um cortador de grama – por pelo menos uma hora diária) e aqueles que não se expunham aos perigos da música alta.
A maioria dos jovens – quase 80% dos entrevistados –, se encaixou na “turma de risco”. Pouco mais de 30% deles ouviam música alta no mp3 player, enquanto outros 49% eram expostos aos “riscos da música alta” em bares ou shows.
Entre aqueles que ouvem música alta por conta, no iPod, a probabilidade de ter fumadomaconha nas últimas 4 semanas era duas vezes maior do que entre os participantes do grupo “fora de risco”. O pessoal das baladas e shows fica de fora dessa, sendo a turma menos propícia a usar maconha. Em compensação, eles bebiam mais e faziam sexo sem camisinha com mais frequência.
A intenção dos pesquisadores é chamar a atenção para a relação entre o hábito de ouvir músicas altas e outros comportamentos de risco à saúde, como abuso de substâncias tóxicas e sexo sem proteção.

0 Coments:

Postar um comentário

Por favor nos deixe aqui seu comentário. Mas um aviso: Cuidado com o que fala. :)